[http://www.stoptibetcrisis.org/]
[http://www.tibet.net/]
[http://www.tibet-info.net/www/index.php]
[./index.html]
[./index.html]
[./index.html]
[Web Creator] [LMSOFT]

Carta de Matthieu Ricard a Kofi Annan

 

26 Abril, 1998 – Para o Secretário-Geral Kofi Annan – Nações Unidas, Nova Iorque


Sua Excelência,


Se a Lei Internacional tem algum valor, por favor aplique-a ao Tibete. Se não tiver, por favor diga-o.

Se a Declaração dos Direitos Humanos é universal, por favor não exclua o Tibete. Se não é universal, por favor diga-o.

Em Genéva, a Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas discutiu durante todo o dia, ao longo de várias semanas, as detenções arbitrárias, as limitações da liberdade e outras graves violações dos direitos humanos que se verificam na Nigéria, no Sudão, no Kossovo e noutros locais.

Os países membros decidiram não falar sobre as trágicas violações dos direitos humanos no Tibete. Este é um exemplo completamente desanimador de dois pesos e duas medidas. São os Tibetanos seres menos humanos que os outros?

Os EUA e os países Europeus disseram que a situação dos direitos humanos na China melhorou. Quatro mil e quinhentas penas de morte foram aplicadas num ano e milhões de pessoas ainda trabalham arduamente nos campos de trabalho apelidados de laogai. A libertação de alguns poucos dissidentes mediáticos é um acontecimento demasiado pequeno para encobrir tanto sofrimento.

Se a ocupação chinesa do Tibete é legítima, porque razão incomoda tanto a China que esta questão seja discutida nas Nações Unidas? Se não é legítima, não é o papel das Nações Unidas fazer justiça?

Mary Robinson, a Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, disse que irá abordar a questão do Tibete quando for visitar a China no próximo outono. A esperança de amenizar um regime totalitário é uma excelente ambição mas muitos já o tentaram em vão.

A verdadeira questão é que as Nações Unidas deveriam examiner o estatuto do Tibete à luz da carta das Nações Unidas e de acordo com a Lei Internacional. Palavras de conforto são uma forma de apoio muito fraca para uma nação moribunda.


Matthieu Ricard, Ph-D
Knight of the French National Order of Merit
P.O. Box 136, Kathmandu, Nepal 

 

  
MATTHIEU RICARD



O Homem mais feliz do Mundo

por treinar a sua mente

com Autênticos Mestres Budistas Tibetanos


Mantra do Buda da Compaixão

Om mani padmé houng HRI




Mantra do Buda Shakyamuni

Om mouni mouni mahâmounayé sôhâ